Em busca da perfeição cervejeira em Chimay
Em 1850 um grupo de monges recebeu do príncipe de Chimay um pedaço de terra para que pudessem estabelecer seu monastério, ali surgiu a abadia de Notre Dame de Scourmont, nas proximidades da cidade de Chimay, uma localidade bucólica da Bélgica.
As primeiras cervejas da abadia
O trabalho foi pesado para transformar um solo pobre em riquezas naturais em uma terra agriculturável. Foi em 1862 que começou a fabricação de cerveja na abadia de Scourmont. A primeira cerveja produzida foi chamada, obviamente, de La Premiére, hoje conhecida como Chimay Rouge.
A Chimay Rouge foi uma criação do padre Theodore, quando ele recriou a cervejaria, após a Segunda Guerra Mundial. Sua inspiração foi nas receitas originais da abadia. A Rouge, de 8% de volume alcoólico, é para ser apreciada em temperatura de abadia, ou seja, entre dez e doze graus Celsius. A mais antiga das Chimays se caracteriza pela atraente coloração cobre e por uma formação boa de espuma e seu gosto frutado de Damasco.
Um pouco antes da construção da cervejaria, os monges conseguiram fazer pequenas quantidades do líquido e a cerveja em questão era facilmente digerível, além de muito leve e com um teor alcoólico baixo, cerca de 4,2%. Surgiu, então, a tradição da Chimay Gold Doreé, que persiste até hoje. A cerveja é uma das estrelas da abadia trapista, conquistando por sua leveza e refrescância. Além das duas cervejas citadas a Chimay produz as cervejas Triple, Triple au fut e Bleue.
Em busca da perfeição
Pode parecer estranho para as pessoas que padres vivam fabricando cerveja. No caso de Chimay, também há a produção de queijo trapista. Porém, a vida monástica se coaduna com a produção de alimentos, já que esta vida deve ser dividida entre orações, estudo e trabalho.
A parte do trabalho também é importante, pois os monges devem buscar a vida sustentável produzindo seu próprio alimento, fazendo da terra sua provisão de gêneros alimentícios e também de bebidas.
O ideal dos monges cirtercienses é chegar à perfeição na fabricação de sua cerveja e de seu queijo, buscando refletir no trabalho a busca espiritual de chegar o mais próximo de Deus possível, conservando seus ensinamentos de retidão.
Com o passar dos anos a produção gerou emprego para milhares de pessoas da região, refletindo o desenvolvimento do local. Os fundos vindos das vendas e da comercialização da marca Chimay é revertido para as pessoas menos afortunadas, constituindo uma obra de caridade.