• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Champenoise: fabricação de champagne para uma cerveja especial

A variedade de cervejas é cada vez maior e os diversos estilos recebem influências de todos os lugares, já que a produção do líquido é feita por apaixonados cervejeiros por todos os cantos do mundo. Há espaço, neste leque de opções, para uma cerveja que tenha cara, jeito e estilo de champagne? É claro que tem!

O processo da Champenoise

Dentro desse universo estão as cervejas produzidas via método Champenoise que, depois da fermentação e maturação tradicionais, passam por uma segunda fermentação na garrafa. Desta vez, descansando em caves por cerca de nove meses. Esse processo provoca o aumento da liberação de gás carbônico, redundando no aumentando da carbonatação.

O processo de Champenoise é bastante antigo e remonta ao início do século XVII. Porém, no mundo das cervejas, sua utilização é recente. O principal expoente desse estilo é a consagrada cerveja DeuS, da cervejaria belga Bosteels.

Dos deuses belgas

A Deus mistura o estilo tradicional de fabricação cervejeira com técnicas para a produção de vinhos espumantes. Sua fabricação ocorre na Bélgica, para depois ser transferida para França. Na terra natal do champagne, passa pelo processo da Champenoise, nas adegas dos melhores espumantes franceses.

Vizinha da Bosteels, igualmente de Buggenhout, na Bélgica, a cervejaria de família Malheur é outra especialista na fabricação de cervejas consagradas pelo método da Champenoise. Seus rótulos tem como característica comum o fato de serem cervejas de alta fermentação, do estilo ale, bastante vivas e refermentadas.

Tal processo permite que as cervejas tenham sabores que evoluem com o tempo de sua maturação, já que essa refermentação ocorre na garrafa onde ficaram os fermentos originais para a fabricação do líquido. Além do mais, existe a utilização de flores de lúpulo no seu estado cru, in natura.

Para brasileiro também

Também existem cervejas fabricadas no Brasil baseadas nesse processo de fabricação. A Lust, da cervejaria Sudbrack de Bluemenau, em Santa Catarina, e Wals Brut, produzida pela cervejaria Wals, situada nas Minas Gerais. Agora você já sabe que a próxima virada de ano pode ser brindada com uma cerveja com charme de champagne, mas com o prazer inigualável que a cerveja nos traz!!!!!