• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

A provável cerveja mais antiga do mundo estava no fundo do mar

No arquipélago de Aaland na Finlândia mergulhadores encontraram um navio que naufragou no mar báltico em 1842. Nele estavam cinco garrafas de cerveja em perfeito estado. A pressão da água do mar impediu que houvesse a contaminação do líquido. O mais antigo já encontrado.

Mas o teste do tempo não foi amigo do líquido precioso. No entanto o centro de pesquisas técnicas da Finlândia em coopreração com a cervejaria finlandesa Stallhagen e a Universidade de Leuven, renomado local de ensino sobre cervejas na Bélgica, se uniram para tentar recriar a histórica cerveja.

Uma cerveja histórica 

Nomeada Stallhagen Historic Beer 1842 a cerveja utiliza micro-organismos que vieram das garrafas do navio e resistiram há quase dois séculos dentro do mar. Para o mestre cervejeiro da Stallhagen, Mats Ekholm, trata-se de uma cerveja belga de natureza selvagem, sem a influência do mestre cervejeiro nos micro-organismos utilizados para a fermentação do líquido. 

O perfil de aromas e sabores do líquido pende para o mais frutado e denotação de certo amargor. As análises químicas feitas pelo centro de pesquisas apontam que a bebida continha traços de amêndoas, cravo e rosas na sua formatação original.

Edição limitada 

Ter o privilégio de apreciar essa bebida histórica será para poucas pessoas, pois só foram produzidas duas mil garrafas, todas numeradas e ao custo de mais de cem euros. A primeira garrafa será leiloada através do Facebook para incentivar novas explorações marítimas. 

Tudo indica que a cerveja era mais fina do que o normal para a época em que foi feita. Pois foi encontrada ao lado de garrafas de champanhe e naquela época, meados do século XIX as cervejas eram produzidas em barris e não engarrafadas. 

A história do navio encontrada no mar báltico é misteriosa mas supõe-se que se tratava de um carregamento francês enviado pelo rei Louis XVI para o Império Russo. A origem no entanto não foi 100% confirmada. Essas e outras histórias sobre o mundo da cerveja você encontra no blog da Beer & Bier.