• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Tem cerveja sem glúten? Tem sim!

O mundo cervejeiro passa por diversas revoluções que proporcionam cada vez mais variadas experiências ao público. Porém, uma parte da população, por muito tempo, se viu desamparada, sem poder tomar aquela cervejinha. Estamos falando das pessoas com intolerância ao glúten ou celíaca!

No entanto, esse é um drama do passado. Algumas cervejarias se dedicaram a desenvolver cervejas com o mínimo de glúten, menos de 20ppm (partes por milhão), o que não é prejudicial para os portadores dessa doença.

Primeiras tentativas de cerveja sem glúten não fizeram sucesso

Por anos, as cervejarias tentaram produzir bebidas com insumos que não contivessem glúten: casos de arroz, milho, trigo sarraceno e sorgo. O resultado, porém, não obteve o sucesso imaginado. Neles, distanciava as versões sem glúten das com glúten em termos de gosto, o que era motivo de reclamação por parte dos celíacos.

O glúten está presente na cevada, mas as técnicas modernas de processamento desse produto permitem reduzir em níveis aceitáveis a presença de glúten nas cervejas produzidas com cevada. Com isso, as cervejas glúten free ficaram bem parecidas com as originais, trazendo o bom e velho sabor da cerveja à rotina das pessoas com essa dificuldade.

Os pioneiros das cervejas glúten free

Os espanhóis da Damm foram um dos pioneiros a apresentar uma cerveja sem glúten no mercado com a presença de malte de cevada e a redução do glúten. A Estrella Daura Damm é um rótulo lager muito semelhante as cervejas tradicionais deste estilo. A coloração é de um amarelo suave. Lúpulo sutil e aroma de grãos. Seu sabor é bastante leve e tem notas de cereais.

Uma das poucas cervejarias 100% dedicadas à fabricação de cervejas sem glúten é a Green’s da Bélgica. Destaque para a Pilsener, com extração de glúten, única cerveja da marca disponível, por enquanto, no país. Sua produção é da escola belga de pilsens, suave e frutado leve no sabor e no aroma. Também é possível notar a presença de sabores cítricos e um lúpulo bastante leve.

Temos também a Lake Side Beer Lager, a primeira cerveja no país a ser produzida especialmente para os portadores de intolerância ao glúten. Fabricada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, desenvolveu uma técnica própria para a extração do glúten. No aroma, o rótulo conta com malte e fermento e um sabor adocicado. Chama a atenção sua semelhança com outras Lagers artesanais do mercado.

O mercado cervejeiro está sempre atento às possibilidades de expansão. Visando crescer cada vez mais, agora também atende essa parcela da população que antes era carente de poder aproveitar as maravilhas da cerveja.

Para saber tudo sobre o mundo da cerveja, fique atento as novidades do blog da Beer & Bier!