• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Cervejarias pelo Brasil – Rio Grande do Sul – Parte II

Dando continuidade à série de textos sobre as cervejarias do Brasil, vamos falar um pouco mais sobre as cervejarias do Rio Grande do Sul. Nesta segunda parte trazemos a história de mais algumas cervejarias. 

Cervejaria Eisenbrück

Os amigos e fundadores de Eisenbrück, que, em alemão, significa ponte de ferro, foram colegas de trabalho em outra cervejaria: a Serramalte, localizada em Feliz. Em 2006, resolveram juntar esforços para fazer aqui o que faziam de melhor: produzir cervejas. Todas as cervejas feitas pela Eisenbruck não são filtradas e não recebem conservantes ou pasteurização, sendo naturais. São cinco os tipos de cerveja produzidos, sendo duas Pilsen, uma Weiss, uma Dunkel e uma Malzbier.

Cervejaria Farol

Foi fundada em Canela, no ano de 2003, quando houve a chegada de um investidor alemão vindo de Stuttgart, trazendo para o Brasil uma receita antiga de cerveja e uma sala de brassagem feita em cobre. Posteriormente, a cervejaria foi vendida, sendo inaugurada novamente em 2011. São nove os diferentes estilos de cerveja produzidos.

Cervejaria Heilige

Começou suas atividades em Santa Cruz do Sul, no ano de 2010. O nome, que significa Santa em alemão, é uma homenagem à cidade de forte colonização germânica no interior do Rio Grande do Sul. Suas cervejas são produzidas obedecendo aos ditos da Lei de Pureza, contando com seis diferentes tipos de cerveja.

Cervejaria Rasen

De Gramado, na serra gaúcha, a Rasen, que significa gramado em alemão, produz mais de 15 mil litros de cerveja ao mês, divididos em quatro estilos diferentes de cerveja. Destaque para a premiada Dunkel, de malte torrado e equilíbrio no amargor, que divide atenções com as versões Pilsen, Ambar Ale e Weiss.

Cervejaria Seasons

A Seasons se define como uma cervejaria não usual que busca primar pela criatividade na hora de fabricar suas cervejas. Além de ser uma produtora, pretende ajudar na difusão da cultura cervejeira. São quatro estilos regulares de cerveja e mais três cervejas sazonais, entre elas a Holy Cow destaque por contar muito lúpulo e ser bastante forte.

Cervejaria Whitehead

Nascida em Porto Alegre para buscar cervejas de qualidade vinda de um hobby que buscou cervejas de alta qualidade por seis anos. Depois de produzir artesanalmente cervejas parecidas com marcas famosas, surgiram as receitas próprias que já venceram prêmios. O nome remete a capa de espuma da cerveja e também a cabeça branca dos mestres cervejeiros.