Cervejarias do Rio Grande do Sul
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Cervejarias pelo Brasil – Rio Grande do Sul – Parte I

No Brasil as cervejas artesanais ganham cada vez mais espaço e a cultura cervejeira se expande. Vale a pena conhecer mais sobre as cervejarias artesanais do país. Por conta da colonização alemã se tornou tradição no sul do país a prática de fabricação de cerveja. Para começar nossa viagem vamos falar mais sobre as fabricantes de cerveja do Rio Grande do Sul.

Cervejaria Abadessa

Depois de passar uma década morando em Munique o brasileiro Herbert Schumacher decidiu produzir no Brasil uma cerveja no mais alto nível de exigência mundial. Sediada em Pareci Novo, produz regularmente quatro tipos de cerveja com destaque para a Slava um pilsen alemã clássica.

Cervejaria Baldhead

Surgida na vontade de dois irmãos em saírem de rotina das cervejas industrializadas, a Baldhead começou com uma cervejaria de panela. Mas não ficaria assim se profissionalizou pela iniciativa de Giuliano Vacaro e hoje produz mais de cinco mil litros por mês na zona norte de Porto Alegre. A Baldhead produz chope para pubs e três tipos de cerveja uma Bitter Pale Ale, uma Kölsch e outra Dark Strong Ale.

Cervejaria Barley

Seu início foi com os cervejeiros Francisco Assis Strümer e Vitor Hugo Schwarz produzindo cerveja como hobby, em suas próprias casas, no ano de 92. Dez anos depois foi finalmente consolidada como microcervejaria na localidade de Capela Santana. Atualmente produz cinco cervejas diferentes que variam entre Pilsen e Weiss.

Cervejaria Coruja

Fundada por dois colegas formados em arquitetura, Micael Eckert e Rafael Rodrigues, é produzida em parceria com a Gol Beer/Chope MASPE a Coruja, cerveja viva a partir de 2004. Se caracteriza por ser uma cerveja não-pasteurizada, feita com lúpulo, água, fermento e o triplo de malte.

Cervejaria Dado Bier

Uma tradição desde 1995, a Dado Bier se intitula a primeira microcervejaria do Brasil. Seguidora de Lei de Pureza em suas cervejas possui, atualmente, oito tipos de cervejas produzidas pela Dado que busca manter, ao mesmo tempo, a originalidade e tradição.

Cervejaria Edelbrau

A ideia de montar essa cervejaria em Nova Petrópolis surgiu durante um intercâmbio de um ano que dois amigos fizeram na Europa com o intuito de conhecer mais da cultura cervejeira em países como Alemanha e República Tcheca. Estabelecida em 2011, a Edelbrau possui quatro estilos diferentes de cerveja, todas atendendo a Reinheistgebot.