• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Affligem – A Abadia mais Antiga de Flandres


A Bélgica não é reconhecida como o país da cerveja. Mas muito mais que isso, e com muito mais justiça, é conhecida como “
O Paraíso das Cervejas”.

A nobreza desse título advém da sofisticação e da enorme variedade de estilos disponíveis. Estão no mercado hoje dezenas de estilos diferentes nascidos e criados no país – Belgian Ales, Sour Ales, Belgian Strong Ales, Spiced Beer e dezendas de Specialty Beers.


O cuidado e atenção que os belgas dispensam à cerveja se refletem na preocupação com o ritual da apreciação da bebida. Detalhes como a garrafa, sua aparência e, principalmente, o copo em que será servida a cerveja são observados com muito cuidado e critério. Cada marca faz questão de ser acompanhada pela taça personalizada, adequada ao produto para exaltar suas qualidades e valorizar o prazer que oferece.

 


Outra grande referência na cultura cervejeira belga é a tradição milenar das Abadias e Mosteiros Trapistas, símbolos de uma época e exemplos que, de certa forma, valorizam e incentivam a preservação da cultura cervejeira. Não por acaso, seis Mosteiros Trapistas ainda existem na Bélgica.

Atualmente as receitas especiais desenvolvidas por mosteiros medievais sobreviventes ainda são usadas para produzir excelentes cervejas. Existem muitos mosteiros que atualmente produzem sua cerveja. Alguns fazem parte da Ordem dos Trapistas e outros não.

Os mosteiros que fazem parte da Ordem dos Trapistas e produzem cerveja, podem utilizar a denomiação de Cerveja Trapista. Atualmente existem apenas 11 Cervejarias no Mundo que podem utilizar a denominação Trapista, sendo que 6 destas estão na Bégica (entre elas as Trapistas Chimay e Rochefort).

As cervejas produzidas em outros mosteiros, que não os trapistas, são denominadas Cervejas de Abadia. A designação “Cerveja de Abadia” tem sido largamente usada também por cervejarias que apenas seguem suas receitas sem, necessariamente, terem qualquer vínculo com as instituições originais. Só na Bégica são mais de 70 cervejas de abadia.


Abadia Affligem


Fundada pela família De Smedt, essa cervejaria a nordeste de Bruxelas data de 1790. Sempre foi especializada em Ales de alta fermentação. A popularidade de sua Op-Ale (lançada em 1935) permitiu expandi-la em grande escala. Quando a concorrente De Hertog faliu, em 1970, a De Smedt comprou os direitos da série Affligem, de cervejas de abadia. Elas se tornaram tão populares que a Heineken, que comercializava as cervejas para a De Smedt desde o comaço dos anos 80, comprou a cervejaria em 2011. O nome foi mudado para Affligem Brewery BDS (Brewery De Smedt).

As cervejas da Affligem são conhecidas por sua autenticidade e qualidade artesanal. Elas são fabricadas seguindo a tradição da receita original dos monges da Abadia de Affligem.

Com tanta qualidade e tradição, não é de impressionar que as cervejas da Affligem ganhem tantos prêmios em concursos de mundo afora – entre muitos, destaque para a a medalha de ouro da Affligem Blonde no “European Beer Star Award 2012”.
 

Além da Affilgem Blonde, a Cervejaria também produz a Affligem Dubbel e Tripel.
 

Dubbel, Trippel e Quadruppel. Afinal, quais as diferenças entre essas cervejas especiais?


Todas estas Cervejas Affligem já fizeram parte das Seleções da Beer & Bier e nossos sócios tiveram a oportunidade de receber e degustar estas Cervejas fantásticas! 


Affligem Blonde Ale

A Affligem Blonde é uma cerveja balanceada e refrescante! Aromas sutis de mel e especiarias, aliados a um corpo macio e o baixo amargor fazem da Affligem Blond uma cerveja de excelente Drinkability. Um belo colarinho, denso e persistente, um surpreendente aroma de lúpulo e um final limpo e seco convidam sempre ao próximo gole.


Affligem Dubbel

Cerveja com densa coloração marrom, de malte escuro e um generoso sabor adocicado. É uma trapista nata, fabricada pelos belgas da Brouwerij Affligem. Dubbel, possui 7% de teor alcoólico. As Belgian Dubbel são cervejas com forte presença maltada, aliada ao sabor torrado de nozes e chocolate e com pouco lúpulo. Sua coloração vai do cobre ao marrom e seu aroma remete a frutas não cítricas.


Affligem Tripel

A Affligem Tripel é uma cerveja que já foi premiada com a medalha de ouro na World Beer Cup de 2004 e 2008, em razão da sua qualidade clássica. Forte e complexa, esta Tripel é uma cerveja com belíssima formação de espuma e corpo bastante presente devido à refermentação na garrafa. Na aparência, exibe uma coloração dourada e turva. Possui toques adocicados, cítricos e frutados que remetem aos sabores complexos de frutas como maçã e damasco. Aroma refinado com notas frutadas e cítricas que lembram pimenta, maçã, cravo e damasco.

 

Quer conhecer as Melhores Cervejas do Mundo? Assine Beer & Bier e receba todo mês uma nova Seleção, sempre com Cervejas Inéditas. A volta ao Mundo Cervejeiro!