Cervejas Artesanais e o uso do Açaí
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 

Cervejas Artesanais e o uso do Açaí

– SC, resolveu inovar no segmento de cervejas artesanais. A cervejaria produziu um lote experimental feito de Açaí, que possui uma cor atraente e sabor diferenciado. A bebida foi produzida em parceria com um cervejeiro artesanal seguindo a solicitação da “Slow Food”, uma associação internacional que tem por objetivo resgatar o valor da culinária. O lote será enviado para a Europa, onde cervejeiros artesanais de todo o mundo farão a degustação.

O uso consciente de recursos naturais na produção das cervejas artesanais

Segundo especialistas de cervejas artesanais, a sugestão da produção da cerveja de açaí considera a utilização sustentável dos frutos oriundos da palmeira Juçara. A palmeira da Mata Atlântica está ameaçada de extinção por conta da exploração de palmito, que, para tal, exige a derrubada da árvore.

Quando a polpa dos frutos da palmeira começa a ser utilizada, abre o precedente para a exploração consciente, e ainda deixa as sementes para um futuro replantio. De acordo com os produtores, a cerveja com Açaí de Juçara harmoniza muito bem com carnes grelhadas.

A brasilidade nas Cervejas Especiais

O uso de um fruto tipicamente brasileiro para produzir cervejas especiais aponta o crescimento do setor no Brasil. A cerveja produzida aqui vai ser importada para degustação na Europa, mostrando uma mudança de direção, já que atualmente as cervejas importadas são mais conhecidas entre os apreciadores brasileiros de cervejas artesanais.

O evento no qual a cerveja de Açaí de Juçara será desgustada está previsto para ser realizado no próximo mês, na Itália.