• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Cervejas e queijos, harmonize sem moderação

 

A máxima de que gosto não se discute pode fazer sentido para muitas situações. As combinações e harmonizações são encaradas por uma parcela de pessoas como algo aleatório. Afinal, o que importa é que ‘o gosto’ seja bom quando estivermos degustando. Porém, a harmonização não pode ser vista de forma tão simples assim: existem técnicas para se compor e identificar uma boa relação de sabores.

Da mesma forma que o consumo de cervejas especiais é impulsionado pela vontade de experimentar as diferentes variedades disponíveis, a harmonização, por sua vez, acaba acompanhando essa movimentação. Juntamente com a cerveja, a gastronomia vai se adaptando e revelando um potencial até então desconhecido.

O modo de consumo da Cerveja, na maioria das vezes, é feito com petiscos e pratos mais leves. Os sanduíches abertos e as porções de fritas reinavam absolutas como companhias oficiais da cerveja fosse em casa, ou nos botecos. O nível de exigência subiu e os, até então, insubstituíveis acompanhamentos deram lugar a novas alternativas.

Uma excelente possibilidade de harmonização da cerveja é com a farta diversidade de queijos. Sim, queijos! Pode parecer estranho, uma vez que o queijo já possui a sua bebida de harmonização. A intenção não é acabar com o casamento do queijo com o vinho e dizer que a partir de hoje eles não combinam mais… A proposta é apresentar uma deliciosa harmonização, que acreditamos muito que você irá gostar!

4 razões de porquê a Cerveja harmoniza bem com o queijo

1- Carbonatação: A carbonatação da cerveja atiça o nosso paladar, ressaltando os complexos sabores dos queijos. A gordura que solta do queijo acaba cobrindo as papilas gustativas, e a carbonatação facilita esse desprendimento para melhor apreciação dos seguintes sabores.

2- Pão líquido: Historicamente um dos principais acompanhamentos do queijo é o pão, disso não se tem dúvida. Como a cerveja também é conhecida como pão líquido, essa combinação já está aprovada.

3- Harmonia: A cerveja potencializa o sabor do queijo na boca, realizando uma harmonia perfeita ao invés de contraste. Em virtude de os dois serem lentamente fermentados, a cerveja e o queijo se misturam.

4- Semelhanças: Da mesma forma que a cerveja, os queijos também possuem diversas variações, seja em força, seja em corpo, cremosidade, etc.

Como fazer a harmonização de cada estilo de cerveja com os tipos de queijos?

De forma geral, para não haja erro, deve-se combinar cerveja e queijo conforme a força do sabor. Isso quer dizer que, para os queijos mais suaves, cervejas mais suaves, para as cervejas mais fortes, queijos mais fortes. É provável que ao fazer outras combinações, também se chegue a ótimos resultados.

Para facilitar a escolha de queijos de acordo com os estilos, disponibilizamos uma tabela. Faça as harmonizações sugeridas e comprove que queijo vai bem mesmo é com cerveja.

  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Como apreciar queijo e cerveja em casa 

– Retire os queijos da geladeira com antecedência de uns 60 minutos antes de leva-lo à mesa.
– Fique atento ao estilo da sua cerveja, pois cada um deles tem sua temperatura ideal.
– O sabor do queijo pode ser diminuído se ele for cortado muito tempo antes de ser servido. Aconselha-se cortá-lo na hora. 
– A cerveja é consumida logo após o queijo ser experimentado.
– Faça no início a combinação de queijo leve com cerveja leve, e termine com os mais gostos mais intensos.
– Diferentemente dos vinhos, que harmoniza-se com o queijo através do contraste, a cerveja e o queijo devem harmonizar por semelhança, sendo mais aconselhável unir os que tiverem aromas parecidos.  

Aproveite essas dicas, veja quais são as cervejas do mês da Beer & Bier e faça a sua assinatura de Cervejas Especiais. Quando chegar em sua casa, receba os seus rótulos com os queijos indicados para perfeita harmonização.

Beba menos. Beba Melhor. Harmonize sem moderação.

Gostou do texto!? Cadastre-se no formulário abaixo e receba um Infográfico com algumas da melhores possibilidades de harmonização entre Queijos e Cervejas.