• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Cervejas especiais na Argentina

O ponto de partida de história das cervejas artesanais na Argentina começa em Bariloche, famoso local de passeio para as férias de inverno devido ao seu clima muito frio. Hoje, são mais de 300 cervejarias artesanais por todo o país vizinho.

De certa forma, o crescimento da cena local da cerveja artesanal se deve à dificuldade de importação. Os locais de maior produção de cervejas artesanais são Bariloche e a região de El Bolsón, próxima da Patagônia.

Hermanos produzem insumos

É na Patagônia que fica a produção de lúpulo, que chegou a abastecer as cervejarias brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. Os hermanos também produzem malte, caso da empresa pioneira BA Malt.

O cultivo de insumos é sempre um bom indicativo, mesmo que inicialmente essa produção tenha sido absorvida pelo mercado de larga escala e não pelos cervejeiros caseiros e artesanais. 

Buenos Aires e os bares

Em Buenos Aires o que mais se destaca são os bares e pubs! Na capital dos portenhos são mais de 30 locais com cervejas artesanais nacionais. Os brewpubs têm se espalhado rapidamente, só a cervejaria Antares conta com 19 espaços.

A Antares, microcervejaria que nasceu brewpub, é a mais conhecida dentro e fora da Argentina. A cervejaria surgiu em 1998 e, hoje, tem mais de dez rótulos, tendo conquistado já vários prêmios, entre eles o de Cervejaria do Ano, em 2013, pela South Beer Cup III.

A famosa cervejaria argentina já fez uma parceria com a catarinense Bierland. A Unidos pela Cerveja redundou na fabricação de um rótulo em conjunto que agregou os lúpulos da Patagônia com o guaraná da Amazônia. A cerveja foi lançada em 2014 e mostra a união entre Brasil e Argentina no mundo cervejeiro.

Mesmo com a crise econômica vivida pelo país vizinho, o movimento cervejeiro está em expansão e se foca em formar associações que reúnam várias cervejarias para baratear o custo de suas produções. A tradição de europeização da Argentina contribui para a expansão do movimento cervejeiro no país. 

Para saber mais sobre o mundo das cervejas especiais fique sempre ligado no blog da Beer & Bier.