• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn


Cervejas especiais para Elas

Engana-se quem pensa que cerveja especial é assunto exclusivo da ala masculina. Hoje, trazemos alguns tipos da bebida preciosa que agradam as mulheres! Cada vez mais disseminado, o mercado de Cervejas Especiais oferece muito além do que as mais encorpadas e amargas. Se tornam cada vez mais comuns os mais variados tipos de cerveja, possibilitando caracterizarmos aqueles que são da preferência do público feminino.

Cada vez mais variadas também no mercado brasileiro, as cervejas doces e frutadas são, em sua maioria, as prediletas das mulheres. As cervejas doces se originam principalmente do açúcar, que é consumido pelas leveduras que a fermentam.

“Beba menos, beba melhor”: essa é pra elas!

O público feminino pode ser considerado extremamente mais apreciador do que bebedor. A máxima de “beba menos, beba melhor” encaixa perfeitamente com elas.  No entanto, no Brasil ainda estamos distantes de nos depararmos com propagandas sobre cerveja voltadas para mulheres. Em contrapartida, na Europa é comum cervejarias lançarem cervejas voltadas para o público feminino – e investirem na sua divulgação.

E as mulheres contribuem não somente aumentando o público apreciador, mas, sim, agregando no desenvolvimento do mercado. Por comportamento do gênero feminino, são mais exigentes também com as cervejas, com paladar mais aguçado e buscam sempre novos e diferentes sabores, algo que sem dúvidas incentiva o desenvolvimento e a evolução da produção de cervejas especiais. Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cervejas artesanais, ficando atrás somente de Estados Unidos e China: é natural que um mercado tão amplo e que cresceu 64% na última década – segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal) – compreenda também outros perfis de consumidores (e se adapte a eles!).

E as nossas dicas?

Croce di Malto Tripexxx

Produzida pela cervejaria italiana Croce di Malto, essa especial de 7,8% de graduação alcoólica remete a notas de frutas cítricas, banana, pêssego e mel. São 3 maltes diferentes misturados com mais 3 lúpulos e 3 condimentos, uma perfeita harmonia. A Croce di Malto já esteve nas seleções da Beer & Bier – mês de Setembro/2014.

Way Cream Porter

Cerveja que harmoniza com queijos, frango assado e com sobremesas como cheescake, sorvete, torta de chocolate e petit gateau, a Way Cream Porter também foi selecionada para ser entregue aos assinantes da Beer & Bier, em Abril/2013. Produzida pela cervejaria Way Beer, essa cerveja brasileira – a cervejaria fica em Pinhais/PR – possui teor alcoólico de 5,6% e é distribuída atualmente para 15 estados brasileiros, entre eles Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, mais o Distrito Federal.

Meantime Chocolate

Produzida pela Meantine Brewing, cervejaria inglesa, a Meantime Chocolate é uma Porter escura com um tom mais elevado de álcool (6,5%). O estilo Porter é precursor do Stout, se destacando justamente pela cor e pelo teor alcoólico, notavelmente presentes nessa cerveja especial que fez parte da nossa seleção do mês de Agosto/2013. Os quatro maltes utilizados na preparação da cerveja são complementados com adição de chocolate na maturação. A Meantime harmoniza perfeitamente com sorvete de creme, mousse de chocolate e petit gatêau, entre outras sobremesas.

Schloss

A quarta sugestão é mais uma que participou das nossas seleções: a brasileira do estilo Belgian Witbier foi entregue aos assinantes em Fevereiro de 2015! A cerveja compõe-se de cascas de laranja e sementes de coentro na sua receita. Com 4,5% de teor alcoólico, possui aroma e sabor agradavelmente cítrico e seco. A cervejaria Dortmund é a produtora dessa cerveja que harmoniza perfeitamente com bacalhau, comida japonesa, salmão e molete, além de queijos suaves e sobremesas à base de frutas.

Barbãr Honey Ale

Para fechar essa seleção de indicações, nada melhor que a Barbãr Honey Ale: ela que te leva às raízes da fabricação da cerveja e participou da nossa seleção de Julho/2013! É produzida com água de poço, extremamente pura. A Brasserie Lefebvre, cervejaria que a produz, faz questão de manter-se fiel aos ingredientes e métodos utilizados tradicionalmente. De teor alcoólico de 8%, a Barbãr harmoniza com frutos do mar, mariscos, vitela salame e azeitonas.

Essas são nossas cinco sugestões para você apreciar um pouco mais desse estilo cervejeiro. Se você pretende apreciar – ou presentear – um pouco mais com alguma cerveja doce e frutada, recomendamos os estilos Fruit Lambic, Belgian Dubbel, Weiss, Witbier, Strong Scotch Ale e Brown Ale, entre outros.