CervejasLagers
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 
 

Cervejas Lagers

A palavra Lager vem do alemão e significa estoque ou armazém. A cerveja provavelmente foi associada a esse nome porque, em determinado momento histórico, as bebidas de baixa fermentação foram o tipo de produto que podia – ou devia – ser estocado por algum tempo. Trata-se também de uma referência ao obrigatório tempo de descanso e maturação que uma cerveja desse tipo deve ter antes de chegar ao consumidor.

 

As Cervejas Lager mais Populares do Mundo

 

A Lager é, de longe, o estilo que abriga as cervejas mais populares do mundo. Há variações, mas, em geral, as leveduras que resultam em cervejas de baixa fermentação são do gênero Saccharomicesuvarum. Com elas, a fermentação é mais demorada – leva de oito a nove dias até se completar. Essas leveduras ficam no fundo das tinas, a cerveja fica mais exposta à oxidação. Os aromas da bebida tornam-se mais esmaecidos e lembram caramelo, café torrado, chocolate e tosta.

Nas cervejas Lager, a fermentação é conduzida a temperaturas mais baixas, a cerca de 12C. Sua produção em escala é mais recente, pois só se tornou globalizada depois da invenção do frigorífico. Antes disso, sua elaboração era possível apenas em regiões de clima frio, na época do inverno.

As Lager são, em geral, claras, loiras, mas há as mais escuras, cor de bronze, como as Bock, e até as negras, como as Schwarbier e algumas Dunkel. A cor da cerveja não é, portanto, um bom indicativo para reconhecer uma Lager.

As Pilsen são as variantes mais comuns das Lager, em termos de mercado. Elas pertencem ao grupo das PaleLager, que tamém abrigam as Dortmunder, DryLager, Helles e Spezial. Além das PaleLager, também são Lager – as Bock, DunkelLager, Marzen, Schwarzbier, ViennaLager e Kellerbier.

 

Curiosidade

O estilo Pilsen foi produzido pela primeira vez na República Tcheca, em 1842. Conta-se que os produtores buscavam um estilo de cerveja de coloração mais límpida e translúcida para ser servido nos novos cristais da região theca da Boêmia.

O cervejeiro Josef Groll criou uma fórmula de uma cerveja loira, límpida e suave, que rapidamente conquistou paladares pelo mundo. Foi batizada como PilsnerUrquell, ou a original de Pilsen, e é produzida até hoje. Esta é considerada a primeira Pilsen do Mundo.

Autor: Marzil Avila Filho