• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Como fazer um duelo cervejeiro?

Quem é apreciador de cervejas especiais o é por alguns motivos que podem passar batido por outros mas que são muitos simples para nós. E um desses motivos é o conjunto de experiências diferenciadas que só as cervejas especiais podem nos proporcionar, caso das harmonizações que seriam impensadas com cervejas de larga escala. 

Uma possibilidade bem interessante e que pode se tornar inclusive lúdica é o de estabelecer duelos cervejeiros. Assim você pode estabelecer qual é a melhor cerveja em relação a outra na sua opinião e criar quem sabe, inclusive, um ranking com suas favoritas. 

Cinco dicas básicas para um bom duelo de cervejas

Mas para fazer esta brincadeira é preciso estabelecer algumas regras para que o jogo tenha graça e você não cometa injustiças com alguma cerveja. A primeira e talvez mais importante regra é que não se deve comparar cervejas de estilos diferentes. Você pode até fazer isso, porém aí deveria buscar pela cerveja que mais se aproxima do ideal do seu estilo e aí você estará entrando em uma convenção e não necessariamente exprimindo seu gosto.

Conheça um pouco de cada estilo. Não precisa sair decorando todas as características de cada um dos estilos. Mas saber a importância do amargor para uma American IPA é fundamental para você determinar a qualidade de uma cerveja. Já no caso de uma Weissbier deve-se considerar relevante a carbonatação do líquido. Portanto, mesmo que você não goste de um determinado aspecto de um estilo é necessário levá-lo em conta.

É necessário fazer uma disputa às cegas para evitar que os rótulos influam na tomada de decisão dos participantes do duelo. Claro que esse caso engloba a participação de algumas pessoas na atividade. É recomendável que alguém faça às vezes de garçom e claro que se deve fazer um revezamento para que ninguém fique fora da brincadeira. 

Para a realização adequada do desafio de cervejas é preciso que os copos sejam os mesmos e estejam na mesma temperatura. Esse procedimento impede qualquer tipo de influência sobre os líquidos, deixando-os no mesmo nível e trazendo equilíbrio a disputa. Também é claro as cervejas devem estar na mesma temperatura. Condições iguais para avaliações corretas. 

O voto/análise pode ser feito de várias maneiras, desde um simples aprovo ou não aprovo até categorizações mais elaboradas. Você pode avaliar amargor, coloração, gosto entre outros elementos. Para facilitar você pode se basear em nossas fichas de degustação que são bem apropriadas para a realização de um duelo cervejeiro.