Como Servir as Cervejas Especiais
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 
 

Como Servir as Cervejas Especiais

 

As cervejas especiais proporcionam aos degustadores novas experiências ao paladar, quando o assunto é consumo de bebida. Mas, para que a cerveja possa ser apreciada de forma correta, uma coisa que parece banal ganha muita importância: o ato de servir.

De modo geral, ao servir uma cerveja, o copo deve estar inclinado a 45 graus. Após completo de líquido pela metade, segue-se aprumando o copo até que se chegue a 90 graus, para conseguir a formação de espuma. Entretanto, cada tipo de cerveja tem um estilo diferenciado na hora de servir, o que vai garantir a completa apreciação de sabor e aroma.

O estilo de servir cada tipo de cerveja

 

Pilsen – as cervejas do estilo Pilsen seguem o modo básico de servir: inclinar o copo a 45 graus, preenchendo até sua metade. Em seguida, com o copo a 90 graus, afastar a garrafa ou a lata e continuar despejando o líquido para provocar espuma. O colarinho não deve ter mais do que 3 ou 4 centímetros, aproximadamente dois dedos.

Ale – o mesmo procedimento de inclinação a 45 e depois a 90 graus, porém, é indicado fazer com que o líquido escorra pelas paredes internas do copo, evitando jorrá-lo, para não provocar muita espuma. O colarinho deve ter no máximo 2 centímetros.

Stout – Por provocar muita espuma, deve ser servida em duas partes. Primeiro, o copo deve ser preenchido até a metade, o que já vai produzir bastante espuma. É recomendado fazer uma pausa, e, após a espuma assentar, tornar a servir, dessa vez até completar o copo. Esse processo vai conferir à cerveja a formação de um creme muito característico.

Os cuidados antes de abrir a garrafa

 

O estilo Weissbier requer mais atenção de quem o serve. É importante ter cuidado antes mesmo de abrir a garrafa, pois a efervescência exige que ela permaneça em baixa temperatura, protegendo aroma e sabor característicos.

O copo estilo Weizen deve estar molhado na parte interna para receber o líquido. Geralmente as cervejas do estilo Weizen são engarrafadas no volume de 500 ml, o que garante que toda a bebida caiba exatamente no copo. Deve ser servida suavemente, deixando o líquido escorrer nas paredes do copo até preencher três quartos do volume total. Após a pausa, é necessário agitar a garrafa para que todos os resíduos sejam coletados e, em seguida, o restante da bebida deve ser acrescida ao copo, formando a espuma tipicamente branca.

Servir as cervejas no copo ideal e da maneira correta permite que a experiência de degustação seja vivida em sua plenitude. Por isso, ao apreciar as cervejas aqui da Beer & Bier, tente seguir essas dicas. Você vai ver que elas podem fazer toda diferença no aroma e sabor dessas cervejas mais que especiais.