• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn


Dicas de harmonização – Parte II

Na primeira parte desta série falamos sobre as harmonizações com as cervejas do estilo Weissbier, Porter/Dry Stout e Pilsener. Neste texto, vamos abordar mais três estilos cervejeiros difundidos e as comidas que melhor os acompanham, lembrando a importância do ritual de harmonização para criar uma experiência diferenciada de degustação das cervejas especiais.

Para ajudar na sua experiência de degustação utilize as Fichas de Degustação da Beer & Bier. 

India Pale Ale (IPA)

Esse estilo de cerveja se caracteriza pelo seu amargor intenso, que faz da bebida um líquido forte. Para apreciar uma boa harmonização se faz necessário que tenhamos outros elementos fortes vindos da comida para equilibrar com a potência da bebida.

Carnes são uma boa recomendação para esse estilo, sejam de panela ou cortes mais requintados como o filé mignon. Uma carne bem temperada vai combinar bem com os efeitos da IPA. 

Comidas mexicanas também combinam muito bem com as India Pale Ale. Aposte em tortilhas e encilhadas para uma bela harmonização. Pizzas fortes como a de calabresa também são uma boa pedida na parceria com as IPA’s.

Lite American Lager

As cervejas do estilo Lite American Lager se caracterizam por sua leveza e por seu efeito refrescante. São ideais para o consumo em temperaturas mais altas e combinam melhor com comidas igualmente leves, não anulando suas propriedades.

Harmonizações com frutos do mar são a pedida mais do que interessante para combinar com esse estilo de cerveja Lager, onde todos os tipos de frutos do mar combinam com esta cerveja. Um bom peixe sem acompanhamentos fortes e com pouco tempero é o ideal. 

Sopas também podem ser harmonizadas com a Lite American Lager, caso das sopas de caldo de piranha, de legumes – bem leve e com muita variedade de vegetais – ou ainda uma sopa de minestrone.

Lambic

Os variados estilos de cerveja Lambic com as infinitas possibilidades que elas proporcionam fazem com que seja possível uma variedade incrível de harmonizações dessa cerveja com pratos de comida.

As cervejas feitas com frutas, por seu sabor adocicado, combinam com comidas mais gordurosas ou igualmente adocicadas. Portanto, sendo compatível com sobremesas ou petiscos.

Bolinhos de bacalhau são uma grande pedida de harmonização com as Lambic, também doces de chocolate e ainda alguns tipos de patê. O Foie Gras é considerado um ótimo companheiro para as Lambic.

Fique ligado no blog da Beer & Bier para essas e outras dicas de harmonização com o melhor do mundo cervejeiro. Tudo sobre cervejas especiais você encontra aqui.


Para ajudar na sua experiência de degustação utilize as Fichas de Degustação da Beer & Bier, encartadas com as cervejas do mês.