Dubbel, Trippel e Quadruppel. Afinal, quais as diferenças entre essas cervejas especiais?

 

As cervejas especiais feitas em abadias e monastérios criam uma atração diferenciada e superior para os apaixonados por cerveja. Afinal, quais mistérios guardam as produções dos monges e o que de tão especial reservam essas raras cervejas?

O misticismo ronda as expectativas que envolvem a descoberta sobre mais dessas cervejas especiais e muitas coisas, até hoje, não estão esclarecidas. Um desses mistérios persiste: afinal, qual a diferença entre as cervejas Dubbel, Trippel e Quadruppel? Existem diversas teorias para essa explicação.

A primeira e mais conhecida das teorias envolve a quantidade de malte utilizado na composição da cerveja especial, que seria o dobro do normal nas cervejas Dubbel, o triplo nas cervejas Trippel e o quádruplo nas cervejas Quadruppel.

Porém, apenas a quantidade de malte utilizado na receita não explicaria as diferenças encontradas nesses diferentes subestilos que se caracterizam por ser cervejas muito fortes com alto teor alcoólico.

Outra explicação conhecida diz respeito ao número de fermentações submetida cada cerveja, seguindo a mesma lógica de duas, três e quatro vezes. Essas novas fermentações poderiam ser feitas tanto fora quanto dentro da própria garrafa, o que acrescentaria elementos diferenciadores nessas cervejas.

Em outro processo que explicaria a nomenclatura, na Bélgica, faz-se a água correr três vezes pela caldeira de mostura, produzindo uma cerveja três vezes mais forte na primeira passagem que na terceira, dando o nome de “triple”. No meio há a “double”, da segunda água.

 

Conheça o nosso E-Book “Escolas Cervejeiras e a Perfeita Harmonização entre Pratos e Cervejas Típicas”. Você terá conhecimento para Degustar, Analisar e Avaliar as Melhores Cervejas do Mundo.

 

Um dos motivos da classificação pelo monges belgas se devia ao teor alcoólico em: enkel (básica), dubbel (média) e tripel (forte), não necessariamente sendo o dobro e o triplo. Surgiu, de forma mais recente, o termo quadruppel para cervejas de alto volume alcoólico.

O nome dubbel, dobro em neerlandês, passou a ser usado no final do século XIX para designar as cervejas mais fortes produzidas na Bélgica, em especial no Mosteiro de Westmalle. Também pode ser determinado o nome do estilo pelo número de maltes utilizados na preparação do líquido.

No entanto, existe uma outra alternativa e que parece a mais adequada para explicar essa nomenclatura que causa tanta curiosidade: a cerveja Dubbel seria o segundo estilo diferente de cerveja a ser feito por um mosteiro, a Trippel a terceira e a Quadruppel a quarta. Logo, seria apenas uma ordenação do número de estilos de cerveja fabricados por um mesmo mosteiro na sua origem.

Esta última análise explicaria porque essas cervejas não seguem padrões tão rígidos que nos façam agrupar um nível de certeza sobre qual cerveja especial se enquadra como Dubbel ou como Trippel ou, ainda, como Quadruppel.

Toda essa mística só faz crescer a vontade de provar uma verdadeira cerveja de abadia e desfrutar dos prazeres que ela pode proporcionar. Aprenda mais sobre as cervejas especiais acompanhando o blog da Beer & Bier, o clube que traz as maiores vantagens para seus assinantes!

 

ASSINE CERVEJA E RECEBA TODO MÊS AS MELHORES CERVEJAS DO BRASIL E DO MUNDO

 

Assinando o Clube Beer & Bier, você terá todo mês uma nova Seleção de 4 Cervejas, sempre diferentes e inéditas, entregues no conforto da sua casa.

Além das Cervejas da Seleção mensal, você ainda recebe material de apoio, como fichas colecionáveis que apresentam todos os detalhes das cervejas selecionadas, dicas de harmonização e informações para o consumo. Você também recebe bolachas colecionáveis, ficha de degustação e muito mais.

ASSINE CERVEJA, ASSINE BEER & BIER!

Assinando os Planos da Beer & Bier, todo mês você receberá:

– 4 Cervejas diferentes e inéditas;
– Bolachas colecionáveis Beer & Bier;
– Ficha técnica, contendo as características e dicas de harmonização de cada cerveja enviada;
– Ficha de degustação;
– Encarte “Como Degustar”;
– 50 Pontos Multiplus / mês

AS MELHORES CERVEJAS DO MUNDO ATÉ VOCÊ!