• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Entendendo a coloração da cerveja.

 

O processo seletivo do apetite começa ao analisarmos a aparência da bebida ou da comida. É a aparência que vai despertar o desejo pela degustação daquele determinado alimento e no caso da cerveja, esse apelo vem da cor, da espuma e da transparência que ela possui.

Ao degustar uma cerveja, cinco características devem ser observadas: aparência, paladar, aroma, tato (deve ser percebido na boca) e drinkability. Esses fatores são influenciados pelo teor alcoólico que vai reforçar algumas características e neutralizar outras. A cerveja é considerada boa quando conseguimos perceber, no aroma, a presença do malte e do lúpulo.

 

Como definir a cor da Cerveja

A cor está diretamente ligada à definição do tipo de cerveja, sua receita. Ela também revela o malte utilizado e o seu grau de torreifação. O grau de torreifação do malte não interfere apenas na cor, mas sim no sabor, e é por isso que esse balanceamento exige muita prática e conhecimento dos cervejeiros no processo de fabricação das cervejas artesanais.

 

As escalas de cores da Cerveja

Existem duas escalas que são utilizadas para medir a cor das cervejas: a EBC, européia, e a SRM, americana.

A escala EBC – European Brewing Convention (Convenção de Cervejeiros da Europa), pode ser aplicada à cerveja ou apenas ao malte. A escala europeia classifica como cerveja clara a que tiver a cor correspondente a menos de 20 unidades EBC, e como cerveja escura a que tiver cor correspondente a 20 unidades EBC ou mais.

A escala SRM – Standard Reference Method – baseia-se na espectrofotometria, que mede a absorção de luz em certos comprimentos de onda, para definir as cores das cervejas. Os valores da escala SRM equivalem a 40% dos valores da EBC, portanto, 10 unidades EBC equivalem a 4 unidades SRM.

Veja a tabela com a classificação das cores das cervejas especiais na escala SRM:

 

  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 

Conheça o nosso E-Book “Escolas Cervejeiras e a Perfeita Harmonização entre Pratos e Cervejas Típicas”. Você terá conhecimento para Degustar, Analisar e Avaliar as Melhores Cervejas do Mundo.

ASSINE CERVEJA E RECEBA TODO MÊS AS MELHORES CERVEJAS DO BRASIL E DO MUNDO

 

Assinando o Clube Beer & Bier, você terá todo mês uma nova Seleção de 4 Cervejas, sempre diferentes e inéditas, entregues no conforto da sua casa.

Além das Cervejas da Seleção mensal, você ainda recebe material de apoio, como fichas colecionáveis que apresentam todos os detalhes das cervejas selecionadas, dicas de harmonização e informações para o consumo. Você também recebe bolachas colecionáveis, ficha de degustação e muito mais.

ASSINE CERVEJA, ASSINE BEER & BIER!

Assinando os Planos da Beer & Bier, todo mês você receberá:

– 4 Cervejas diferentes e inéditas;
– Bolachas colecionáveis Beer & Bier;
– Ficha técnica, contendo as características e dicas de harmonização de cada cerveja enviada;
– Ficha de degustação;
– Encarte “Como Degustar”;
– 50 Pontos Multiplus / mês

AS MELHORES CERVEJAS DO MUNDO ATÉ VOCÊ!