• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

O fantástico mundo de Game of Thrones explicado pelas cervejas especiais

A quinta temporada de uma das séries da ficção mais comentadas da atualidade começa no dia 12 de abril. Mas as festividades já começaram quando aconteceu o lançamento da cerveja Three-Eyed Raven Dark Saison Ale é inspirada pelo misterioso pássaro dos sonhos de Bran. A produção do líquido fica a cargo da cervejaria Ommegang, de Cooperstown, New York.

Aparentemente é um corvo, mas depois se mostra outra coisa, revela o diretor da marketing da Ommegang, Bill Wetmore. A dualidade representada no sonho tenta ser transportada para a composição da cerveja.  Uma Saison não é normalmente escura, porém é um estilo que serve para testar muitos sabores, por isso a ideia dos cervejeiros envolvidos no projeto foi fazer uma Dark Ale.

Início da parceria

O projeto de parceria entre a Ommegang Brewery e a HBO, produtora da série, começou em 2013. Desde então foram lançados quatro rótulos com a marca Game of Thrones. Todos foram sucesso de venda. Tudo começou com a Blond Ale Iron Throne, seguida pela Stout Take The Black e pela Red Ale Blood, todas tiveram seu estoque esgotado em poucas semanas.

Atualmente está em comercialização a Dubbel Valar Morghulis. O nome dessa cerveja foi escolhido diretamente pelos fãs da série em votação na internet. A cerveja com inspiração na escola belga conta com graduação alcoólica de 8,5% e igualmente vê suas reservas chegando ao final, próximo de esgotar o estoque que foi fabricado em edição limitada pela Ommegang.

Inspiração vem da própria série

Cervejaria e programadora deixam claro que as variedades das cervejas são realmente inspiradas em ideias e roteiros de Game of Thrones e cada criação junta produtores da série com mestres-cervejeiros. A escura Take the Black, por exemplo, homenageia a irmandade de Night’s Watch. Já a Fire and Blood na sua fermentação utilizou sementes de pimenta, uma referência ao fogo de um dragão.

A série baseada nos livros de George R.R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, narram os acontecimentos dos Sete Reinos de Westeros, onde uma guerra civil é travada pela posse do Trono de Ferro e consequentemente, dos sete reinos. Enquanto metade do mundo (metade mesmo) está ocupado com a guerra, muitos outros acontecimentos importantes passam despercebidos pelos habitantes de Westeros. Dragões, mortos-vivos, seres de gelo, magia e mortes, muitas mortes! Não se apegue a nenhum personagem, pois quando menos você esperar, ele vai morrer! Fora isso, a série é excelente para quem gosta do gênero fantasia. 

Outros seriados televisivos já inspiraram criações de cervejas especiais, casos das excelentes tramas de The Walking Dead e Breaking Bed. Associar cervejas diferenciadas e sucessos da televisão é uma ótima pedida para comercializar mais facilmente essas cervejas, abrindo um novo nicho de mercado. Também existem seriados que citam a cerveja como a Southern Tier IPA, que aparece mais de uma vez no sucesso da Netflix, Orange Is The New Black. Além de seriados situados em bares, como é o caso do clássico Cheers estrelado por Ted Danson.