• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Gaúchos criam cerveja 100 por cento brasileira

Feita por nove cervejeiros com ingredientes 100% brasileiros, a cerveja 1835 foi degustada pela primeira vez no último dia 10 de janeiro, no Solar da Coruja, que fica no bairro boêmio Cidade Baixa, em Porto Alegre. 

Resultados da Produção 

A produção foi de 50 litros de cerveja e o resultado agradou os cervejeiros. Porém, por se tratar de uma receita ainda experimental, deve passar por algumas modificações e ajustes, visando melhorar o rótulo.

Para o cervejeiro Evandro Janovik, da Saint Beer, a primeira experiência teve como principal mérito mostrar que é possível fazer uma cerveja com ingredientes oriundos do nosso país. Restam, agora, os ajustes para tornar a 1835 ainda melhor nas próximas edições. Em virtude do tempo para colheita do lúpulo, a brassagem vindoura está prevista para abril.

Insumos Nacionais

O malte, chamado Pilsen, foi cultivado em Ibirubá, no interior do Rio Grande do Sul, afastado 238 quilômetros da capital gaúcha. O processo de malteação ocorreu na cervejaria Stellen Berg, feita por Juliano Zancanaro e Evandro Janovik, em Porto Alegre. 

Responsável por características importantes da cerveja como amargor, aroma e sabor, o lúpulo colocado na receita vem da uma fazenda localizada em Santana da Boa Vista, também no Rio Grande do Sul, onde vem sendo cultivado de forma experimental por Eduardo Boger há mais de três anos.

As leveduras tiveram dois locais de coleta distintos. Metade do que foi produzido fermentou com leveduras oriundas do Butiá, coletadas em Viamão (RS) pelo biólogo e cervejeiro Pedro Joel Silva Filho. A outra metade utilizou uma nova espécie descoberta em São Francisco de Paula, na serra gaúcha, por Glauco Caon, da cervejaria Anner, orientado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) José Cláudio Fonseca Moreira. 

A brassagem aconteceu em 20 de setembro, também no Solar da Coruja, com participações de Micael Eckert e Tiago Eduardo Genehr (ambos da Coruja) e Renata Terres e Sylvio Mármora.

Esperamos que essa iniciativa fomente novas experiências de cervejas totalmente nacionais, onde a expansão do mercado cervejeiro é uma bela realidade. 

Acompanhe sempre o blog da Beer & Bier para saber mais desse maravilhoso mundo cervejeiro!