Harmonização de Pratos e Cervejas Especiais
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 
 

Harmonização de Pratos e Cervejas Especiais

 

A harmonização de bebidas e comidas é uma atividade, por muitas vezes, subjetiva. O tema é complexo, pois envolve questões de difícil consenso, levando em consideração que o paladar de cada pessoa é único.

A experiência gastronômica tem sempre seus contrapontos. Os sentidos aguçados variam da indiferença à surpresa, da frieza ao deslumbramento. Apesar da harmonização que abordamos ser entre comidas e bebidas, o ambiente ao redor também contribui para as sensações vividas no momento da degustação.

A luz, a temperatura, a música e até a companhia são importantes elementos a serem levados em conta. Eles vão oferecer à prática gastronômica um cenário, que pode ser ideal ou não, por isso, além das combinações culinárias, harmonizar o ambiente e a refeição são a garantia de proporcionar incríveis experiências gastronômicas.

>> Saiba mais sobre Degustação de Cervejas
Utilize as Fichas de Degustação da Beer & Bier. <<

 

Combinações que funcionam para leigos e especialistas

 

Assim como os vinhos, algumas cervejas especiais podem ser consideradas ideais para determinados tipos de pratos. Como princípio geral, podemos destacar três combinações:

Semelhança – cervejas e pratos com elementos semelhantes harmonizam bem juntos. Doce com doce, ácido com ácido, entre outros;

Contraste– ingredientes contrastantes ao paladar se complementam. Doce com amargo, suave e amargo, refrescante e picante, e assim por diante;

Equilíbrio – cervejas delicadas e suaves com pratos suaves, cervejas pesadas com pratos pesados.

 

Cada experiência gastronômica é única e deve ser tratada como tal

 

O interessante da harmonização é que ela vai levar em consideração as peculiaridades de cada paladar. Cada degustação é uma experiência única, e por mais que exista consenso entre leigos e especialistas em determinados tipos de combinações, algumas delas terão efeito pessoal em cada experiência gastronômica.

Por isso, as harmonizações não são consideradas regras, mas sim, sugestões. Nada impede que você experimente diferentes combinações. Sendo uma bebida de união, a cerveja é muito consumida em reuniões e confraternizações, e devem estar livres de convenções.

Que tal ter suas experiências gastronômicas no lugar mais harmônico de todos, a sua casa? Confira os planos de assinaturas da Beer & Bier e receba todo mês cervejas especialmente selecionadas pelo nosso Beer Sommelier! Boa degustação!