Mercado nacional de cervejas especiais vive seu melhor momento na história
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Mercado nacional de cervejas especiais vive seu melhor momento na história

Os investimentos no setor de cervejas especiais crescem vertiginosamente no Brasil. O fato se dá por este novo tempo econômico, que possibilita a uma boa parte do povo brasileiro juntar o gosto pela cerveja a um produto totalmente diferenciado, que se torna cada vez mais acessível. A prova disso é que nos últimos cinco anos a participação de cervejas artesanais no mercado dobrou, alcançando um crescimento médio que supera 15% ao ano. Além disso, as marcas nacionais estão investindo pesado nesse segmento, apostando nesta crescente evolução, que se mostra sólida.

Cresce o mercado nacional de cervejas especiais

Além de todo o processo de evolução pelo qual passa o mercado consumidor de cervejas artesanais, as produtoras nacionais crescem e ajudam a expandir o setor de forma coesa e firme. A Amazon Beer, de Belém do Pará, está investindo cerca de R$ 12 milhões em um novo parque industrial, que terá capacidade de produzir 70 mil litros de cerveja artesanal por dia. A Bamberg, do Grupo Votorantim, está investindo cerca de R$ 1 milhão por ano, produzindo nove diferentes tipos de rótulos. Todos estes números dimensionam o patamar no qual se encontra o mercado nacional.

A evolução do mercado de cervejas artesanais é, de fato, muito interessante. No momento em que a área cresce cerca de 15% ao ano, as cervejarias populares, voltadas ao volume mercadológico, crescem apenas de 7 a 8% por ano. Segundo o beersommelier Rodolfo Mendes, da Beer & Bier, “os consumidores estão abertos a novas experiências e estão se aventurando mais no mundo das cervejas especiais, que têm uma maior variedade de estilos e sabor, além de um apelo gastronômico. Estes novos consumidores preferem qualidade à quantidade”.

Minas Gerais se prepara para ser o maior produto de cervejas especiais do país

Mesmo com toda a influência da cultura europeia em diversas frentes, inclusive na área de cervejas especiais, as cervejarias da Região Sul devem perder mercado para as mineiras em breve. O estado de Minas Gerais já é reconhecido como o que tem as melhores cervejarias do país. O mercado consumidor local também se destaca, com crescimento anual que supera bastante a média nacional. Por lá, a evolução por ano está em 25%. Se você ainda não degustou uma cerveja especial, a hora é agora!