• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Mesmo sem álcool é cerveja 

A cerveja sem álcool passa pelo mesmo processo de fabricação utilizado para fazer as cervejas com álcool. Contudo, a diferença reside no processo de fermentação, quando os açúcares do mosto são convertidos em álcool e CO².

Como faz? 

A maneira mais comum para retirar o álcool da cerveja é realizar o processo de fermentação em temperatura menor que o padrão e interrompê-la logo no início, o que produz a carbonatação desejada na bebida, mas evita a produção de larga escala de álcool. Com isso parte dos açúcares que virariam álcool seguem na mistura. É comum que cervejas sem álcool apresentem gosto mais adocicado ou a sensação de gosto de cereais.

Outra forma de atingir o mesmo resultado é proceder a fermentação normalmente e depois remover o álcool. Isso pode ser feito através da fervura, da destilação a vácuo ou ainda pela osmose reversa. Como o álcool evapora antes da água, basta aquecer o líquido até que a maior parte alcoólica entre em ebulição. Esse processo deixa a cerveja sem álcool o mais próxima possível da cerveja comum.

No outro processo, a bebida é colocada no vácuo. Isso altera as condições de pressão, fazendo com que o álcool evapore. Esse procedimento não apresenta o inconveniente do cozimento de outros elementos da mistura da cerveja no momento da retirada do álcool.

A terceira maneira para obter a cerveja sem álcool é semelhante ao utilizado para a purificar a água, com a filtração da cerveja por uma estrutura de poros que separam o álcool do restante da mistura. Esse processo é o utilizado para as cervejas realmente 0,0% de álcool. Lembrando que até 0,5% de álcool, por legislação, as cervejas são consideradas livres de álcool.

Onde surgiu? 

O surgimento das cervejas não alcoólicas aconteceu durante o período da Lei Seca nos Estados Unidos. Em um primeiro momento, o presidente norte-americano Woodrow Wilson queria permitir uma cerveja com até 2,5% de álcool, o que não foi aceito pelos órgãos reguladores. No entanto, a versão de até 0,5% de teor alcoólico foi permitida.

Pra quem se preocupa com a balança fica a dica de que uma lata de cerveja sem álcool tem cerca de 90 calorias. São 60 calorias a menos do que 350 ml da cerveja comum. Sem falar que é muito mais nutritiva na comparação com refrigerantes, sendo boa fonte de vitaminas e minerais.