• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

O mistério guardado em Rochefort: uma cerveja trapista

Os monges belgas são responsáveis por algumas das principais obras-primas do mundo das cervejas, aquelas do estilo trapista que conquistam cervejeiros há diversas gerações e já foram tema de nosso blog (Leia mais aqui). Um dos representantes legítimos desta tradição está no mosteiro de Notre Dame, de Saint Remy, em Rochefort.

Rochefort é uma localidade belga, distante cerca de 120 km da movimentada capital Bruxelas. Portanto, relativamente perto da cosmopolita capital, mas a uma segurança distante que garante a tranquilidade do local.

Pequena comunidade guarda grande segredo 

A comunidade de Rochefort fica próxima da fronteira com Luxembrugo e conta com aproximadamente cinco mil habitantes. Pertencente a diocese de Namur, é o centro geográfico de uma rica seção natural, que encanta aqueles que passam pelo local.

A maravilha das cervejas da abadia Rochefort são um segredo guardado a sete chaves, onde não é permitida a entrada de visitantes na área em que a cerveja é feita. Apenas o mosteiro do século XV está aberto para visitação. Aos visitantes, é possível experimentar as cervejas locais e comprar canecas e garrafas dos líquidos fantásticos produzidos pela Rochefort. 

Recentemente houve um momento de risco, quando geradores de energia da fábrica de cerveja pegaram fogo, assustando os monges, mas não prejudicando a locação histórica da Bélgica.

Rochefort 6, 8 e 10 

A Trappistes Rochefort 6 é a mais tradicional cerveja produzida na Abadia de Notre Dame Saint Remy. O número seis é uma referência ao início da produção da cerveja, no ano de 1060. Sua coloração avermelhada chama a atenção, aliada à complexidade da cerveja, que traz ainda uma boa formação de espuma. 

Além da Trappistes Rochefort 6, parte integrante dos planos misto e internacional dos pacotes da Beer & Bier do mês de junho, mais outras duas cervejas são produzidas na Abadia Notre Dame: a Rochefort 8 e a Rochefort 10.

A Rochefort 8 é uma Strong Dark Ale com teor alcoólico de 9,3%. Já a Rochefort 10 é uma legítima quadruppel, com volume alcoólico de 11,3% que se destaca por seu forte gosto e aroma, proporcionando uma experiência sem igual para quem a bebe. 

Todas as cervejas da Abadia de Notre Dame são um espetáculo digno de ser vivenciado por cada amante cervejeiro.