Os Nutrientes das Cervejas
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Os nutrientes das cervejas

A cerveja faz parte da dieta humana há muitos séculos. Conhecida como “pão líquido”, só no final do século XIX, com os movimentos religiosos, e no início do século XX, com os estudos sobre o álcool no organismo, é que a bebida foi associada aos malefícios do alcoolismo. Apesar disso, os benefícios que as cervejas artesanais trazem à saúde, desde que sejam consumidas com moderação, não podem ser desconsiderados.

Nutrientes encontrados nas cervejas especiais

São vários os nutrientes encontrados nas cervejas especiais. Dentre eles, destacamos alguns para você aprender um pouco mais sobre as nossas bebidas preferidas. Confira:

Lúpulo – estimula o apetite e é um suave sedativo;

Ácido Fosfórico – possui bons efeitos sobre a pele. Era usado como cosmético na Antiguidade;

Vitaminas do Complexo B – atuam sobre o funcionamento de nervos, músculos e do cérebro, além de auxiliar na manutenção dos tecidos e no metabolismo das gorduras;

Cálcio e Silício – essenciais para a composição dos ossos;

Potássio – juntamente com o cálcio, ajuda no bom funcionamento do coração;

Cromo – potencializa a insulina;

Polifenóis – possuem efeitos antioxidantes, antialérgicos, anti-inflamatórios, anticarcinogênicos, agregadores de plaquetas, e são inibidores da oxidação da LDL, ou o mau colesterol.

Além dos nutrientes citados acima, as cervejas especiais possuem também uma suave acidez, com pH=4 e a presença de CO2, que aumentam a imunidade do organismo para combater o desenvolvimento de micro-organismos patogênicos.

Cervejas artesanais possuem ingredientes selecionados e mais nutrientes

O consumo de cervejas, se moderado, pode ser bom para o organismo, assim como o vinho já é visto como uma bebida que faz bem à saúde. As cervejas chamadas especiais, ou artesanais, são as mais ricas em nutrientes, já que seguem receitas mais tradicionais e utilizam ingredientes de melhor qualidade em seu processo de fabricação.

Também como o vinho, as cervejas artesanais devem ser apreciadas e harmonizadas com pratos específicos, o que vai diferenciá-las das cervejas comuns, produzidas em larga escala.

Ficou com vontade de tomar uma cerveja especial?

A Beer & Bier leva para você! Assine Cerveja, Assine Beer & Bier.