• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Oktoberfest – Não começa em outubro e nem sempre teve cerveja

A Oktoberfest tem relevância e contornos mundiais, sendo realizada em diversas partes do mundo, inclusive com várias versões brasileiras dessa festa que cultua as tradições do povo alemão. Dentre essas tradições está, é claro, a cerveja.

Se hoje a festa de outubro tem ares de festival cervejeiro, curiosamente nem sempre a bebida fez parte dessa famosa comemoração. A primeira Oktober foi realizada para festejar o casamento do príncipe Ludwig da Baviera, que depois se tornaria rei, com a princesa Teresa da Saxônia. O ponto alto da comemoração era a disputa de uma corrida de cavalos.

A tradição da cerveja na festa

Esta primeira edição aconteceu em 12 de outubro de 1810, celebrando o sucesso das núpcias de Ludwig. No entanto, a cerveja só se tornou a bebida oficial do festival de comemorações oito anos depois da festa original, mesmo ano que marcou a introdução de um pequeno parque de diversões até hoje presente no festival de Munique e em diversas localidades que recriam o evento.

As festividades, desde 1810, deixaram de acontecer por 24 vezes, sempre em motivo do envolvimento alemão em guerras ou pelo surgimento de alguma epidemia que trouxesse perigo para a população.

Hoje símbolos do festejo, as tendas com cerveja foram estabelecidas apenas em 1896, depois de mais de oito décadas de Oktoberfest. Imagine chegar em uma Oktober e não presenciar enormes filas ao redor de barracas com os famosos litros de cerveja! Essa tradição germânica foi reproduzida pelos seus descendentes em grande número aqui no Brasil.

Por quê em setembro?

Pode parecer estranho que estejamos falando da Oktoberfest na parte inicial do mês de setembro. Afinal, o nome é explicado por si só: festa de outubro. Mas, o fato é que, ainda no século XIX, os bávaros anteciparam a festividade de outubro para o nono mês do ano. O motivo é o clima na Alemanha, que vive nessa época os momentos finais do outono. Para aproveitar melhor os últimos dias de calor, antes de um inverno rigoroso, a maior parte da Oktober é em setembro, sendo finalizada na sua terra natal, Munique, no máximo até a primeira semana de outubro.