Onde Comprar as Melhores Cervejas Nacionais e Importadas?

 

Antes de qualquer alarde, não, não vamos dizer que tudo o que você vem fazendo até agora está errado quando o assunto é onde comprar e como comprar cerveja.

Apenas podemos dizer que existem cuidados que podem tornar sua experiência bem mais legal e confortável.

Nada sobrenatural, então por isso trouxemos dois critérios simples e essenciais que devem ser levados em consideração quando você for escolher suas cervejas.


Onde Comprar? Qual o lugar mais indicado para você?

 

Hoje existem muitos pontos de venda espalhados pelo Brasil, porém nem todos os lugares oferecem grande variedade.

Procure saber se próximo de sua casa existe alguma loja especializada em cervejas especiais, pois estas costumam ter uma variedade maior a preços moderados.

Estas lojas possuem a vantagem de você ter a tranquilidade na hora de escolher a sua cerveja. Algumas ainda possuem uma geladeira para quem quer degustar a cerveja de imediato, sendo que na maioria das vezes é cobrado o mesmo preço da prateleira. De forma geral, você não terá os custos adicionais de serviço cobrados por bares (de forma justa, é claro). Nestas lojas você também poderá encontrar um profissional competente para auxiliar nas escolhas.

Outra opção na busca de novas cervejas são os supermercados. Muitos supermercados têm um setor dedicado a cervejas especiais, e isso deve ser aproveitado com sabedoria. Compare bem os preços, e lembre-se de que aqueles que possuem uma variedade maior de rótulos são geralmente os que oferecem melhores preços.

Um fator negativo na busca de cervejas em supermercados é que geralmente sua variedade não é renovada com frequência. É comum você encontrar as mesmas cervejas por longo período nestes lugares. Se você está buscando conhecer novos rótulos, talvez este não seja o local mais indicado para você.

Já os bares e pubs, é claro, têm espaço!

Afinal, sair para beber com amigos é parte da dedicação às degustações. O mais importante é procurar saber se o serviço é bom, e isso inclui o tratamento que dão à cerveja no ato de armazenar, gelar, na sanitização de chopeira, etc. Afinal, você está buscando qualidade e não é nada legal pagar por um Pint de Vienna Lager e sentir cheiro de acetona ou ter uma Russian Imperial Stout em ponto de congelamento.


Leia o Rótulo e Saiba o Que Você está comprando

 

Como foi dito acima, lojas costumam ter um profissional competente para auxiliar nas escolhas, porém é importante que você saiba o que busca e principalmente o que esperar da cerveja.

Observe o lote e a validade no rótulo, pois se a validade estiver próxima do vencimento e for uma IPA, por exemplo, a característica do lúpulo não estará tão presente, certamente te causando uma leve decepção.

Ler os ingredientes também é um costume que deve ser adotado, e isso com relação a qualquer alimento, portanto não seria diferente com a cerveja. Sem essa de caçar milho para apontar o dedo. Não, a questão não é essa. É importante ler os ingredientes, mais uma vez, para saber o que esperar da cerveja.

Uma cerveja que leva açúcar, por exemplo, pode trazer uma adstringência maior; uma cerveja que leva milho pode trazer um corpo mais leve, e por aí vai. Faça o dever de casa e leia também um guia de estilos. Um deles é o BJCP, que pode ser baixado no seu celular. Embora seja um guia para cerveja caseira, já te ajuda a não reclamar de uma witbier porque quase não tinha lúpulo, por exemplo.

 

Clube de Assinatura: Conforto e Variedade!

 

O conforto e a experiência determinam muito no nosso incentivo para comprar cervejas, e sabemos que no Brasil, embora tenhamos cada vez mais cervejas especiais, ainda há muitos lugares carentes de pontos de venda e variedade de rótulos (até mesmo algumas capitais).

Nesse caso é indicado Assinar um Clube que faça o trabalho de pesquisa e seleção de novos rótulos todo mês.

Desde o lançamento do Clube, em 2012, a Beer & Bier já selecionou mais de 200 cervejas diferentes e todos os estados do Brasil já receberam as cervejas que selecionamos para o Clube.

Ao fazer parte do Clube, todo mês você terá a possibilidade de conhecer 4 cervejas diferentes do Brasil e do mundo. Isso porque o Clube tem como grande objetivo difundir a cultura cervejeira levando aos associados sempre diversidade de estilos, rótulos e uma experiência nova a cada mês.

Quando você faz parte do Clube, você acaba recebendo mais do que apenas Cervejas!

O Clube conta com profissionais especializados, que realizam as seleções de lançamentos do mercado, clássicos mundiais e ainda tem o cuidado de contar com essas cervejas de acordo com a estação do ano, proporcionando aos associados uma experiência ainda melhor.

Além das cervejas, o Clube Beer & Bier entrega mensalmente fichas de degustação e encartes colecionáveis que informam todos os detalhes das cervejas enviadas, como temperatura ideal para o consumo, o copo ideal, dicas de harmonização, uma breve descrição sobre os rótulos, estilo e muito mais.

Seja por conta própria ou fazendo parte do Clube Beer & Bier, o importante é que você continue degustando as melhores cervejas do mundo!

 

Autor: Felipe Vasconcelos – Sommelier de Cervejas