• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Mundo da cerveja: A origem e as famílias da cerveja

por Lara Lins*

A cerveja foi descoberta por acaso. E, ao que foi visto, além da Mesopotâmia, outras culturas experienciaram o surgimento espontâneo da cerveja, como na América do Sul e no México pré-colombiano. A cerveja nasceu a partir de grãos de cevada expostos a umidade, possivelmente entraram em contato com a chuva, que, em contato com o ar, acabaram por fermentar, gerando um líquido encorpado e turvo.  Então, algum ser humano experimentou e aprovou! A partir desse evento, a cerveja passou a ser consumida e, logo após, passou a ser produzida pelo homem.

Mas ainda faltava um toque especial de amargor e aroma nessa bebida. E os monges foram os autores da adição do lúpulo nos monastérios da Idade Média. Assim, dentro dos mosteiros, a cerveja foi, aos poucos, aprimorada. Além de conferir aromas e amargor à bebida, o lúpulo é anti-séptico e preserva o frescor da cerveja.

Desses tempos para cá, a cerveja cresceu em qualidade e variedade. Hoje, a cerveja é dividida em três famílias, classificadas pelo processo de fermentação: as lambics, as ales e as lagers. As lambics,o estilo mais antigo, são cervejas fermentadas naturalmente por leveduras selvagens presentes no ambiente. As Ales são as de fermentação em temperaturas mais altas, entre 15°C e 22°C. Já as lagers têm por característica fermentar em baixas temperaturas, aproximadamente de 7°C a 13°C.

As cervejas subdividem-se dentro desses estilos, gerando uma grande infinidade de possibilidades. Atualmente, as cervejas podem receber outros ingredientes em sua composição, além de ter maior controle na hora do preparo, gerando um produto de qualidade superior e sabor inigualável. 

* Lara Lins, nascida em Recife-PE, mora em Fortalza- CE, é aluna de pós-graduação na área de Alimentos e Bebidas e trabalha com educação e assistência gastronômica. Deseja divulgar a cultura cervejeira, tanto para propagar o conhecimento a respeito das cervejas especiais quanto para ampliar o número de apreciadores dessa bebida gastronômica tão versátil.