O que são as Cervejas Trapistas
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 
 

O que são as Cervejas Trapistas

 

As Cervejas Trapistas possuem essa denominação pelo fato de serem produzidas em monastérios da Ordem Trapista, ou Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância, uma congregação católica derivada da Ordem de Cister, do século XII.

Dos 171 mosteiros trapistas, apenas 7 produzem cervejas para consumo próprio e para a venda, porém parte do lucro obtido é aplicado em iniciativas com fins sociais. O direito do uso exclusivo do nome trapista para as cervejas produzidas nos monastérios foi assegurado pela Corte de Ghent em 1962. Com o objetivo de proteger e incentivar a produção de cervejas trapistas foi criada uma associação, a Association Internationale Trappist (AIT).

Westmalle

Apesar de serem em monastérios antigos, as instalações onde as cervejas são fabricadas são modernas, assim como os processos de produção.

A Abadia Trapista de Westmalle, fundada em 1804 na Bélgica, tornou-se um monastério trapista em abril de 1836 e em dezembro do mesmo ano produziu sua primeira cerveja. Ao logo dos anos as instalações foram sendo modernizadas, fazendo da cervejaria simultaneamente tradicional e moderna. As principais cervejas produzidas pelo monastério são a Westmalle Dubbel e a Tripel Westmalle.

Westvleteren

A Abadia de Saint-Sixte Sixtus, também na Bélgica, foi fundada em 1831 e produziu sua primeira cerveja em 1839. Os produtos desse monastério somente são vendidos em suas instalações, não podendo ser revendidos. Suas cervejas mais famosas são a Trappist Westvleteren Blonde, a Trappist Westvleteren 8 e a Trappist Westvleteren 12.

Chimay

A Abadia de Scourmont, situada em Chimay, na Bélgica, foi fundada em 1850 e produziu sua primeira cerveja em 1864. O monastério também produz quatro tipos de queijos muito famosos, distribuindo seus produtos pela S.A. Bières de Chimay. Seus principais rótulos são o Chimay Red, o Chimay Triphel e o Chimay Blue.

A Beer & Bier traz agora no mês de maio a cerveja trapista Westmalle Dubbel nos Plano Misto e Internacional. Essa é sua chance de apreciar uma cerveja tradicional, produzida na Abadia Trapista de Westmalle. Por isso, faça sua assinatura e receba, todo mês, cervejas especiais selecionadas para proporcionar diferentes experiências ao seu paladar. Boa degustação!