• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Roteiros Cervejeiros – Porto Alegre/RS 

A região sul do país se destaca pelo grande número de cervejarias e muito disso vem da influência da descendência germânica na região. No Rio Grande do Sul não é diferente e na capital dos gaúchos são vários os empreendimentos no mundo cervejeiro.

A curiosidade, em Porto Alegre, reside em um bairro que abriga nada menos do que sete cervejarias, formando um polo cervejeiro nas proximidades da BR-116. O nome do bairro Anchieta é uma homenagem ao padre que desbravou São Paulo e hoje guia as mentes cervejeiras de Porto Alegre. 

Um bairro que respira cerveja 

Essa característica de bairro faz do roteiro um dos mais baratos para os apreciadores da bebida que queiram conhecer o processo de fabricação das cervejas especiais. As sete cervejarias são: Babel, Irmãos Ferraro, Lagom, Tupiniquim, Baldhead, Távola e Seasons. 

A parceria entre as cervejas do bairro faz com que as compras de insumos sejam feitas em conjunto, facilitando e desburocratizando essa situação, tornando mais econômica a fabricação das cervejas. 

Já está previsto o desenvolvimento de uma cerveja para representar o polo cervejeiro do bairro Anchieta, o que é aguardado com muita expectativa, vista a criatividade das cervejarias envolvidas no projeto. 

A primeira de muitas 

A construção desse polo cervejeiro é relativamente novo e se iniciou em 2010 com a instalação da Seasons Craft Brewery. Portanto, essas sete cervejarias são sangue novo no mercado cervejeiro do Brasil vindo de um local tradicional. 

Em comum entre os criadores de cada cervejaria está a paixão pelo fazer e a vontade de dar novos rumos a vida de cada um dos fundadores. O espírito da juventude está presente ao lado da inovação nesse polo cervejeiro gaúcho.