• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Roteiros Cervejeiros – Belo Horizonte e Região Metropolitana 

Na capital brasileira dos bares, Belo Horizonte, a busca pelas cervejas artesanais também engloba o turismo. O estado conta com 30 fábricas de cervejas! Destas, 24 são microcervejarias. Além de produtores caseiros reunidos na Acerva Mineira, toda essa oferta totaliza aproximadamente um milhão de litros de cervejas especiais ao mês, em sua maioria na região metropolitana de BH.

A mais antiga microcervejaria da região é a Krug Bier, fundada em 1997 no bairro São Pedro. Fabrica seis tipos diferentes de chope e tem cinco rótulos de cerveja. Outra famosa cervejaria mineira é a Wals, que já foi eleita cervejaria do ano pela South Beer Cup, entre as cervejarias da América do Sul. Falke Bier e Backer são outros destaques da capital mineira.

As primeiras visitações 

O tamanho que tomou a cultura cervejeira em Minas Gerais faz com que as fábricas tenham de ter estrutura para receber visitantes e o município já oferta roteiros estruturados com visitação através da secretaria de cultura. O polo das cervejas artesanais compõe uma opção de fomento ao turismo da capital mineira.

Já existem o Tour de Cervejas Artesanais e o Beer Tour, ambos parcerias da Belotur com a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem de Minas Gerais. Os passeios exploram todas as possibilidades da cerveja artesanal que contemplam, além da viagem, as microcervejarias da capital e seus arredores, com os bares e lojas especializados na comercialização das cervejas especiais.

Gastronomia, o forte de Belo Horizonte 

A cerveja artesanal só vem a complementar o já famoso viés gastronômico da cidade de Belo Horizonte, agregando mais sabor e especialidade ao turista que deseja conhecer as belezas de Belô. 

Atualmente em segundo lugar em nível de produção de cervejas artesanais do país, as Minas Gerais contam com mais de 55 estilos de cervejas diferentes produzidos no estado, o que é um destaque positivo em termos de experimentação e inovação por parte dos mineiros.