• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Só no dia do bom velhinho

A Samichlaus Bier era produzida, em seu início, pelos suíços da cervejaria Hurlimann. Desde o ano 2000 é fabricada na Áustria, pela Eggenberg. A curiosidade deste rótulo é que ele só é produzido uma vez ao ano, todo dia 06 dezembro, data em que é celebrado o dia de São Nicolau, também conhecido por Santa Claus, a figura histórica no qual foi baseado o Papai Noel.

A cerveja fica por dez meses, antes do engarrafamento, envelhecendo. Sendo uma cerveja de porte muito forte em seus 14% de teor alcoólico é, de longe, o maior encontrado entre as cervejas do estilo Lager, o que faz dela uma especialidade presente no livro mundial dos recordes Guiness.

O caráter forte da Samichlaus

Por não ter um prazo estabelecido de validade, a Samichlaus pode ficar na continuidade de sua maturação na garrafa. Tal qual nas tradicionais cervejas Vintage, a passagem do tempo faz com que os aromas se tornem mais complexos e o paladar mais cremoso.

Suas harmonizações ideais acontecem com pratos mais fortes, robustos. Ou, então, com sobremesas feitas com chocolate que, igualmente, combinam com seu caráter potente. É uma boa pedida para ser apreciada depois de uma refeição.

Sobre a produtora

O castelo da Eggenberg foi fundado no século X. Sendo, com isso, reconhecida por ser uma das cervejarias mais antigas de toda a Europa. Sua especialidade é a fabricação de Lagers com características diferenciadas. Localizada na região dos alpes austríacos, no estado de Salzburgo, a construção fica à beira do rio Alm – fonte rica de água para a produção de suas cervejas.

Suas atividades comerciais iniciaram-se apenas em 1681. A Eggenberg protagoniza um papel fundamental na tradição cervejeira austríaca, sendo comandada há sete gerações por uma família tradicional, a qual garante o mais alto nível de qualidade em suas produções, já largamente premiadas.