• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Tateando com o paladar

A sensação do tato é percebida primeiramente na boca. Por isso, nosso instinto leva tudo das mãos até nossas bocas na primeira fase de nossas vidas. Com o passar do tempo, vamos desenvolvendo nossos sentidos e utilizando melhor nosso corpo.

Porém, mesmo depois dessa evolução, ainda captamos certas características, em especial dos alimentos e das bebidas, com a utilização da boca.

Para a degustação de cervejas são considerados uma série de aspectos que, juntos, recebem o nome de tato: corpo, carbonatação, adstringência, percepção alcoólica, sabor metálico e pH.

Confira detalhes de cada um desses elementos:

Corpo – está ligado à viscosidade do líquido, que varia em cada estilo de cerveja. Para um melhor entendimento, façamos um paralelo entre a água e um chocolate quente: o segundo é muito mais encorpado que o primeiro. Assim como uma Stout é mais densa que uma Pilsen, as cervejas podem ser diferenciadas por um descer mais, ou menos, leve.

Carbonatação – o fator espuma é decorrente da carbonatação, que pode ser percebida pelo efeito frisante da bebida. A sensação no gosto pode ser crocante, casos das bebidas com gás ou insípidas, como uma água sem gás.

Adstringência – as cervejas podem ser diferenciadas entre tenras, adstringentes, muito adstringentes, ásperas e acentuadas ou cortantes. Essas categorizações levam em conta a sensação de travamento das laterais de língua, causadas pelo tanino presente no lúpulo ou no malte da cerveja.

Percepção alcoólica – a maior parte das cervejas tem entre 2% e 5% de teor alcoólico, podendo chegar até 12%, casos das Belgian Dark Strong Ale e da American Barleywine. Mesmo assim, as cervejas tem teor alcoólico baixo em relação a outras bebidas alcoólicas. Ou seja, causa pouco efeito de queimação, que é o indicador a percepção alcoólica.

Sabor metálico – A presença do sabor metálico é indício de algum problema na cerveja. Ou indica princípio de oxidação, ou utilização de água com excesso de íons metálicos ou, ainda, problemas com o revestimento das embalagens metálicas.

pH – Comumente o pH das cervejas é um pouco ácido, deixando a sensação semelhante àquela causada pelas frutas cítricas. A percepção de alcalinidade forte, parecido com o gosto de sabão, está normalmente relacionada à contaminação por produto de limpeza alcalino.

Faça parte da família Beer & Bier

Não perca a oportunidade de receber grandes cervejas em sua casa! Faça a assinatura de algum dos três planos da Beer & Bier – nacional, misto e internacional – e acrescente mais gosto e qualidade ao seu cotidiano.