• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Os times Cervejeiros

Assistir esportes está entre as atividades favoritas de muitas pessoas e é difícil não concordar que o companheiro ideal de uma boa jornada de esportes é uma cerveja para aumentar a empolgação na torcida.

No Brasil, as cervejas não estão mais presentes nos estádios e ginásios, onde será feita uma exceção para a disputa da Copa do Mundo da FIFA, que acontece em menos de 50 dias. Mas, mundo afora, a nossa bebida favorita embala os cânticos e festas esportivas. 

A conexão entre as torcidas brasileiras e a cerveja está descrita em várias faixas e no nome de algumas torcidas organizadas dos principais clubes do futebol brasileiro. Casos da Flamanguaça e da Botachopp, de Flamengo e Botafogo, respectivamente. 

Para além dos torcedores

Curiosamente, as ligações do esporte com a cerveja não param fora das quatro linhas dos gramados ou das arenas poliesportivas. Existem equipes e franquias esportivas com ligação estreita com o líquido sagrado.

Na Argentina, a equipe mais antiga do futebol profissional portenho, o Quilmes Atlético Clube, é conhecido como a máquina cervejeira e seus torcedores são os cervejeiros. Logo, eles honram a tradição do apoio incondicional regado a muita cerveja.

Esta equipe bastante tradicional é da mesma cidade dos arredores de Buenos Aires responsável pelo nascimento da cerveja mais famosa dos Hermanos: a Quilmes. Daí a sua ligação com o mundo da cerveja e o apelido da agremiação. 

Na Europa e nos Estados Unidos

Na República Tcheca temos o marcante Viktoria, da cidade de Pilsen (Plzen), a terra natal desse estilo mundialmente consagrado. Como era de se esperar, a cerveja faz parte do ritual dos torcedores da equipe que tem disputado as últimas edições da Champions League. Em seus jogos são servidos copos em litro da autêntica cerveja do estilo Pilsen. 

O passatempo número um da América: o beisebol conta com uma equipe desde 1967 com o nome de Milwaukee Brewers. Ou seja, os cervejeiros de Milwaukee. O nome faz alusão à forte indústria cervejeira do estado do Wisconsin e a equipe tem uma aparição na World Series, decisão do beisebol norte-americano.

Seja nos estádios mundo afora ou nos bares pelo Brasil, a cerveja faz parte da tradição dos torcedores fãs de esporte, o que transforma a maneira de curtir sua equipe favorita em um ritual mais do que especial. 

Acompanhe sempre nosso blog! Com a Beer & Bier você conhece as curiosidades do mundo cervejeiro!