• Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

Turismo e Cerveja, duas paixões que ganham força no Sul do Brasil

Viajar proporciona a abertura para o conhecimento de novas culturas, novos locais, novas pessoas e também novas experiências. Aprende-se muito quando nos permitimos entrar em outra realidade e uma boa alternativa para as viagens são os roteiros! Roteiros frequentemente são preparados para facilitar o descobrimento dos viajantes.

No mundo existem muitos roteiros conhecidos, que são buscados pelos aventureiros que adoram a sensação de fazer de qualquer outro lugar, a sua casa. No Oriente e na Europa estão os mais famosos destinos históricos e também gastronômicos, algo que não poderia ser diferente: são locais de marcantes culturas milenares.

Na África existem roteiros do tipo de experiência ao ar livre, os conhecidos safaris. Já nos Estados Unidos temos um forte apelo no turismo de consumo e entretenimento. Existem diversos outros destinos notáveis: pirâmides do Egito, cidade Inca, Desertos (quentes e gelados), montanhas, ilhas paradisíacas etc.

Poder público investindo no potencial da Cerveja Artesanal

Por ser uma região de colonização germânica e polo de consumo de cerveja, a Secretaria de Turismo de Blumenau está solicitando ao Senac turismo que, juntamente com as cervejarias da região, estruturem um roteiro oficial da Rota da Cerveja do Vale Europeu. Com intuito de fomentar o turismo da bela região, a iniciativa pública envolve também as agências de viagens nesse projeto para ampla divulgação e comercialização dos pacotes. Cabe salientar que este roteiro já existe  mas, agora, está sendo estruturado para o atendimento com excelência e pensado em todos os detalhes de infraestrutura.

A previsão de início desse roteiro é para 2016. Essa notícia é excelente para as cidadezinhas que circundam a região de Blumenau, pois o turismo tem condições de aportar mais recursos nelas. As cervejarias terão papel fundamental nesse projeto, ficando a cargo delas proporcionar experiências para atrair o turista. A intenção é fazer os apreciadores de cerveja terem acesso e acompanhar o processo produtivo e fazerem degustação de produtos derivados da cerveja.

Na carona da Cerveja Artesanal

O turismo alimenta uma cadeia produtiva que vai além do objetivo inicial de conhecer e experimentar novas cervejas. O mercado hoteleiro ganha com essa iniciativa, o setor de transporte recebe um incremento também, os segmentos de serviços (restaurantes, lojas, aluguéis de carro, bares etc.) são afetados positivamente, todos impulsionados pela crescente presença da cerveja artesanal na vida das pessoas.

O secretário de Turismo de Blumenau, Ricardo Stodieck, antecipa parte do que se espera com o planejamento. “A partir de agora começará um estudo do roteiro de cervejas artesanais, que não é somente a visitação às fábricas. É também ter restaurantes integrados onde será possível harmonizar pratos e o garçom vai poder falar sobre a cerveja artesanal. ”

Para que os passeios fiquem mais interessantes, além de fazer com pessoas agradáveis, é sempre bom conhecer um pouco do que se vai consumir por lá. Já que este roteiro estará implementado de maneira oficial somente em 2016, sugerimos que você conheça as cervejarias de lá pelo produto. Faça a assinatura da Beer & Bier até o final do ano. Quem sabe você já não vai se habituando com uma cerveja especial da região?

Por enquanto, você pode ver quais são as cervejarias aqui.

Beba menos. Beba melhor. Beba em lugares diferentes.