As Cervejas Pale Lager
  • Facebook
  • Google plus
  • Twitter
  • LinkedIn

 
 

A verdadeira cerveja do estilo Pilsen

 

Em 1842 foi produzida a primeira cerveja do estilo Pilsen, na região da Boêmia, onde atualmente situa-se a República Tcheca. A receita leve e de coloração clara rapidamente agradou a todos, e logo a cerveja Pilsen tornou-se a mais consumida pelo mundo.

Como também ocorreu em outros estilos, ao longo do tempo a receita original da Pilsen foi sofrendo variações, e por isso exigiram certos critérios para que pudessem ser classificadas e identificadas. É comum vermos algumas cervejarias classificando seus produtos como Pilsen, mas de acordo com os critérios estabelecidos pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), deveriam ser chamadas de Light Larger, um grupo anterior ao Pilsen.

Bohemian Pilsener

No grupo Pilsen existem três estilos que se aproximam do estilo original, sendo a Bohemian Pilsener a mais parecida. Também chamada de Pilsen Tcheca, a Bohemian Pilsener é refrescante e o sabor do malte e lúpulo estão em perfeito equilíbrio.

É sempre cristalina, podendo variar da cor amarelo-palha à cor dourado-profundo. Sua espuma é densa, cremosa e duradoura e o amargor logo desaparece. O teor alcoólico vai de 4,2 a 5,4% e é sugerido que seja apreciada nos copos Willybecher, Stange e Pokal.

German Pilsner

A German Pilsner é considerada a irmã da Bohemian Pilsener diferindo pelas adaptações às condições das cervejarias alemãs. É caracterizada por ter menos malte e mais lúpulo em sua receita.

Sua espuma branca é cremosa e persistente. O teor alcoólico vai de 4,4 a 5,2% e recomenda- se a degustação nos copos para cervejas dos estilos Flute, Pokal, Shaker, Willybecher e Americano.

Classic American Pilsner

A Classic American Pilsner é considerada a versão americana da Bohemian Pilsener original, cuja receita foi levada por imigrantes para os Estados Unidos. Para a produção foram usados ingredientes nativos da América com a intenção de chegar o mais perto possível da receita original.

Essas cervejas especiais são claras e brilhantes e muitas vezes são usados cereais como adjunto da receita. Esses ingredientes dão à Classic American Pilsner refrescância e crocância. O teor alcoólico vai de 4,5 a 6,0% e é indicado o consumo nos copos Americano, Flute, Pokal, Lager, Shaker e Willybecher.